Panikentos Mobile

VEJA O RESUMO DE TODAS AS MATÉRIAS PUBLICADAS NO BLOG CLICANDO AQUI
Tecnologia do Blogger.

TOP 5 ((AS 5 MAIS LIDAS))

domingo, 23 de outubro de 2011

OS DOIS LEÕES 
Por: Toni Roberto da Silva

Uma antiga lenda diz que todos temos dentro de nós um leão bom e um leão mau, travando constantemente uma briga ferrenha. O que determinará qual dos dois leões ganhará é qual deles nós alimentaremos. Pode parecer apenas um clichê, mas o funcionamento da nossa mente tem muito a ver com essa lenda. A maneira com a qual lidaremos com os nossos problemas, bem como o estado em que sairemos deles, depende de quais sentimentos deixamos eclodir e quais escolhemos valorizar.
Em se tratando de patologias psicológicas/psiquiátricas, isso se torna ainda mais evidente. Ao lidarmos com sentimentos como medo ou angústia, geralmente nos sentimos perdidos e rodeados por pensamentos de negatividade. O que devemos perceber é que, na medida em que colocamos nossa atenção e nossos esforços nesses pensamentos, a sensação de angústia e medo aumenta gradativamente, trazendo consigo a tristeza, a depressão, a ansiedade e o pânico. Todavia, se conseguimos encarar as mesmas situações de medo de uma maneira positiva, aceitando-as como parte de uma vida normal e como ocorrências passageiras, aos poucos os sentimentos negativos vão deixando de ser ameaçadores e sendo, com o passar do tempo, vencidos.

O grande problema é que aprendemos a alimentar o leão mau. A sociedade pós-moderna corre num ritmo vertiginoso em direção ao desenvolvimento pessoal,  o que faz com que as pessoas retomem Maquiavel e façam o que for preciso para conseguir seus objetivos. Neste ambiente em que “os fins justificam os meios”, muitas vezes somos humilhados, abandonados, levados a crer que somos piores do que os outros e que não somos amados; é a estratégia da maioria para conseguir o que almeja: passar por cima de seus “adversários”, arrancando-lhes a autoestima. Como se tudo isso não fosse suficiente, vivemos em constante competição: na escola, a criança compete para obter melhores notas; na faculdade, o jovem luta para se destacar e, assim, alavancar a carreira; no mercado de trabalho, lutamos para conseguir melhores qualificações e estar aptos a conquistar melhores empregos; competimos no esporte, nas relações amorosas/interpessoais, enfim, a vida do alvorecer de uma era profundamente dinâmica e tecnológica nos impele a ser competidores.
Vivendo neste ambiente de tensão, acabamos criando o hábito de pensar negativamente, de tal modo que já não conseguimos captar o pensamento, tamanha a sua velocidade e a naturalidade com que ele surge na nossa mente. É como se já tivéssemos tão acostumados a alimentar o leão mau que o fizéssemos automaticamente. São, como a própria palavra diz, pensamentos automáticos negativos.
Só que não nos damos conta de que nunca precisamos alimentar o leão mau. Não existe explicação lógica para isso. Fomos programados irracionalmente para causar mal a nós mesmos. Mas este mal pode ser  revertido. Basta que tomemos dois cuidados básicos. Em primeiro lugar, ter uma mudança de olhar em relação à vida; e em segundo lugar, investigar profundamente nossos pensamentos, a fim de que descubramos a raiz irracional dos mesmos.
Olhe ao seu redor. Se você está lendo este texto, você tem um computador em casa. Ou está na casa de um amigo/familiar. Pode ser que esteja em uma lan-house ou no trabalho; independente de onde você estiver, você já tem motivos para agradecer: tem um abrigo e um computador, que são artigos que a minoria da população mundial possuem; ou está na casa de alguém com quem você tem intimidade, o que quer dizer que você tem pessoas próximas, amigos e/ou parentes. Se você estiver em uma lan-house, você tem recursos para pagar internet, enquanto tantos passam fome; se você está no trabalho, que alegria! A taxa de desemprego no Brasil é enorme, e você tem de onde tirar o seu sustento!
O que eu quero dizer com isso é que há, sempre, motivos para se agradecer. Estar vivo, poder enxergar enquanto a cegueira acomete a tantas pessoas que dariam tudo para estar lendo este texto, poder andar enquanto tantos são tetraplégicos e só conseguem mexer do pescoço pra cima... que maravilha é estar vivo! Coisas negativas? Ah, sim, elas existem, mas elas não podem determinar como nós vivemos, muito menos tirar a nossa paz e a alegria de curtir as coisas boas que nos cercam.
Aí entra o segundo passo: investigue minuciosamente seu pensamento. Questione suas crenças. Descubra os pensamentos automáticos que te levam a  alimentar o leão mau. Se você diz: “eu sou feio(a)”, pare para questionar sua crença. O que é ser feio? O que é ser bonito? Se bonito é ser como os atores de Hollywood, 99% da população mundial é de pessoas feias. Ah, mas isso é mentira, a beleza não está no cinema; e ainda que estivesse, não vivemos num mundo de pessoas infelizes. Pelo contrário, o mundo lá fora está sorrindo, ao invés de estar falando “eu sou feio”. Então, esse pensamento negativo, que vem automaticamente na sua cabeça, está errado. Por que você se sente mal então? O que te faz se sentir desvalorizado(a)? Pense, procure, e você verá que está alimentando negatividade à toa, perdendo o tempo de ser feliz. Desarme-se, pare de alimentar o leão mau com picanha. O leão bom, que representa o sorriso sincero, a vida simples e a felicidade verdadeira precisa ser fortalecido. E aos poucos, alimento após alimento, ele vencerá o leão mau na jaula do esquecimento, de onde não deveria ter saído.
Boa luta, erga a cabeça e seja feliz!
Caso queira utilizar esse texto, por favor nos avise, obrigado Panikentos Online

1 comentários:

Ana Cristina Alves disse...

adorei o texto, sempre reflito muito quando leio essas matérias que são postadas no site. É uma verdade, aprendemos a alimentar os pensamentos negativos e às vezes não nos damos conta de como esses pensamentos, nos fazem mal,limitam, e tiram a nossa vontade de sorrir. A vida fica melhor quando enxergamos o que há de mais belo e simples, e agradecemos a dádiva que é viver.
Parabéns pelo belo texto Toni.

OUTROS CANAIS

Atualizações por E-MAIL

Receba as atualizações em seu e-mail.
Digite seu e-mail abaixo:

BLOGS INDICADOS

.::. Visitantes