Panikentos Mobile

VEJA O RESUMO DE TODAS AS MATÉRIAS PUBLICADAS NO BLOG CLICANDO AQUI
Tecnologia do Blogger.

TOP 5 ((AS 5 MAIS LIDAS))

quarta-feira, 13 de abril de 2011


O que é a ansiedade e por que ficamos ansiosos?



A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central consequente a interpretação de uma situação de perigo.
A ansiedade é considerada parente próxima do medo, (muitas vezes onde a distinção não é possível).
É distinguida dele pelo facto de o medo ter um factor desencadeante real e palpável enquanto na ansiedade o factor de estímulo teria características mais subjectivas.

A ansiedade é o grande sintoma de características psicológicas que mostra a intersecção entre o físico e psicológico, uma vez que tem claros sintomas físicos como taquicardia, tremores, tensão muscular, aumento das secrecções (urinárias e fecais), aumento da motilidade intestinal e cefaléia. Quando recorrente e intensa também é chamada de Síndrome do Pânico (Crise ansiosa aguda). Toda esta excitação acontece decorrente de uma descarga de um Neurotransmissor chamada Noradrenalina que é produzida nas Supra-renais, Lócus Cerúleos e Núcleo Amigdalóide.

Como compreender a ansiedade?


O nosso Sistema Nervoso Central e a nossa mente necessitam de uma situação de conforto e de segurança para usufruir a sensação de repouso e de bem estar.
Quando a nossa percepção nos alerta para uma situação de perigo acontece o estado ansioso. Evolutivamente faz muito pouco tempo que saímos dos tempos da caverna, onde os perigos de vida e a necessidade de luta eram uma constante. A excitação do Sist. Nerv. Central vinha como uma forma de estimular o nosso corpo para a luta ou para a fuga.
O que interpretamos como perigo hoje, transcende e muito o perigo de vida biológico. Perda do status social, de conforto, de poder económico, de afectos, amizades, de privilégios, vantagens, de possibilidade de concretizar sonhos, de vaidade, são factores mais do que suficientes em muitos casos para disparar o estado ansioso. Em estados de desequilíbrio emocional, o simples contacto com o novo, com situações inesperadas e desconhecidas são o suficiente para gerar estados ansiosos.
A principal característica psicológica do estado ansioso é uma excitação, uma aceleração do pensamento, como se estivéssemos a elaborar, planear uma maneira de nos livrar do perigo e da maneira mais rápida possível.

Este movimento mental, na maioria das vezes acaba por causar uma certa confusão mental, uma ineficiência da acção, um aumento da sensação de perigo e de incapacidade de se livrar do perigo o que configura um ciclo vicioso, pois esta sensação só faz aumentar ainda mais o estado ansioso.


“Mente acelerada é mente desequilibrada”. 


Este movimento impulsivo de confusão da mente, de precisar de ter tudo sob controlo, para poder usufruir a sensação de repouso e conforto faz com que ela se excite e se o problema não tiver uma solução mental imediata como o que acontece na maioria dos casos teremos a chamada ansiedade patológica, que tende a se cronificar e piorar com os anos.

0 comentários:

OUTROS CANAIS

Atualizações por E-MAIL

Receba as atualizações em seu e-mail.
Digite seu e-mail abaixo:

BLOGS INDICADOS

.::. Visitantes