Panikentos Mobile

VEJA O RESUMO DE TODAS AS MATÉRIAS PUBLICADAS NO BLOG CLICANDO AQUI
Tecnologia do Blogger.

TOP 5 ((AS 5 MAIS LIDAS))

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
ORIGEM DO PÂNICO:

A origem do pânico está na mitologia grega, O nome Pânico foi adaptado do grego Panikon do deus Pã, figura mitológica grega, filho de Zeus e da Ninfa Calisto ou de Hermes e da Ninfa Driópe, de acordo com alguns autores. Seu local de predileção era a Arcádia, local onde nasceu. Era um ser horrendo, tão feio que quando nasceu, sua mãe correu assustada. Ele viveu confinado nas montanhas da Arcádia e por ser uma divindade travessa e galanteadora, sempre aparecia subitamente aos despreocupados viajantes, os quais tinham reações de susto e medo e sempre foi rejeitado por sua feiúra.



Os autores concordam na descrição do deus Pã como sendo uma mistura de forma humana e de bode. Habitava os campos, reinando sobre os rios, árvores, correntes dágua e os vários animais de pastoreio. Portava-se sempre de uma flauta feita de campos do brejo. Infundia terror entre os camponeses e pastores com a sua aparição repentina, de onde surgiu a denominação Pânico, o terror repentino. Protetor dos pastores e camponeses, Pã teve um templo erguido na cidade de Atenas ao lado de uma praça do mercado denominada "Agora, neste local se reunia um grande número de pessoas, daí se originando a palavra Agora -Fobia: termo que se enquadra as pessoas portadoras da Síndrome do Pânico as quais sentem medo de ter uma nova crise nos mesmos locais de uma anterior ou em locais de grande concentração de pessoas. Isso faz com que elas evitem esses locais ou deixem de sair de casa. "O MEDO REFORÇA O MEDO".

Mas Pã não se enquadrava na imagem popular de um deus. Ele era muito baixo com pernas lembrando as de um cabrito (pés de bode e ainda um chifre), era muito feio. Pã também costumava cochilar em uma pequena gruta ou moita perto da estrada.

Se um desafortunado viajante da Grécia antiga perturbava seu cochilo, Pã deixava escapar um grito tão horripilante que, segundo diziam, fazia os cabelos ficarem em pé. O grito de Pã era tão intenso que muitos viajantes (pastores e camponeses), morreram de terror. Este súbito terror ou medo esmagador veio a ser conhecido como pânico (daí o significado da palavra pânico significar medo violento e repentino), ocasionalmente, Pã usava seu talento singular para derrotar seus inimigos. Até os próprios deuses estavam sujeitos a seu terror e a seu capricho. Embora Pã tenha desvanecido no mito, seu poder é experimentado diariamente por milhões de pessoas. De fato o pânico pode ser tão comum, tão difundido e uma parte tão importante de nossa experiência que conseguimos esquecer sua importância. Pois faz parte de nosso dia a dia dizer: "Estou em pânico"- quando estamos de frente a uma situação de perigo.

Algumas pessoas tinham medo (phobos) de freqüentar o lugar público (agora), daí deriva-se o termo agorafobia, para designar uma das reações que acompanham o pânico. Hoje, somos levados a acreditar que um conjunto de reações se adiciona a essas, configurando o que passamos a denominar como desordem do pânico. Apesar de existirem provavelmente desde a antiga grécia clássica, registros da desordem do pânico, ela só foi descrita como tal pela primeira vez em 1980, nos USA. Portanto, ainda é pouco conhecida no Brasil e na Europa.


DESCRIÇÃO DA DOENÇA E SINTOMAS: 

Síndrome do Pânico é um distúrbio de ansiedade generalizada que acompanha sintomas físicos extremamente desagradáveis no corpo físico e sensações que levam o indivíduo a pensar que está próximo da morte; sintomas esses sem causas clínicas que justifiquem os mesmos, ou melhor, sem origem orgânica definida.

Aparecem geralmente quando o indivíduo está bem em sua rotina ou atividade habitual, e que, de repente sente uma terrível sensação de medo e ansiedade acompanhada de sintomas como:

Medo intenso e iminente de morte;
Ondas de frio e calor;
Dor pré-cordial (dores no peito);
Falta de ar, com sensação de sufocamento ou afogamento;
Formigamento nos braços e nas pernas;
Transpiração nas mãos e outras partes do corpo;
Tremores;
Boca seca;
Náuseas;
Tonturas ou sensação de perda de equilíbrio;
Diarréia;
Palidez;
Vermelhão no pescoço ou face;
Sensação de cabeça oca;
Fadiga;
Sensação de fraqueza nas pernas;
Sensação de desmaio inesperado;
Impressão profunda de um ataque inesperado, derrame cerebral ou enfarto;
Medo de perder o controle ou ficar louco.

Todos esses sintomas são sensações que o indivíduo tem com certeza; e isso faz com que ele pense que há algum problema clínico e pôr isso acaba investindo nisto com especialistas da área médica e após vários exames, percebe que está tudo perfeito e nada, absolutamente nada justifica clinicamente tais sintomas, é exatamente aí que bate uma sensação de desespero e desamparo com a sensação de estar entrando num estado de loucura, o que não é real e verdadeiro.

Pânico: Quer dizer assustar-se sem motivo, terror infundado. Isso diferencia a doença do pânico de reações agudas de ansiedade motivados pôr fatores externos, nos quais a vida do indivíduo esteja potencialmente ameaçado, como catástrofes, incêndios, bombardeios, etc...

Quando este paciente chega ao consultório, ele já vem com uma perspectiva e expectativa de que nada mais poderá ser feito pôr ele, e quando sente que o profissional compreende o que ele está trazendo como sintomas, sente-se amparado, e uma sensação de alivio imediato vai tomando conta de si, tornando –o confiante, seguro e principalmente compreendido pôr alguém; isso lhe conforta muito e é um grande passo par sua "cura".

Uma vez diagnosticada pelo profissional como um ataque de pânico isolado ou a síndrome do pânico que são ataques recorrentes, surge a grande duvida para o paciente, ou seja, se isso é novo ou se sempre existiu. Levando em consideração que a crise é nova, não podemos afirmar que alguns sinais passam já ter aparecido em outras fases da vida, o que, não significou muito na época, e o paciente não deu a devida importância talvez por ignorância sobre o assunto, que apesar de antigo mas pouco discutido ou falado.

O tratamento tem excelentes resultados se tratado corretamente, alguns casos há necessidade de interferência medicamentosa, alguns casos não; por isso a importância de um diagnóstico rápido, facilitando assim e com eficiência , o resultado do tratamento.

A psicoterapia é inevitável e indispensável para a recuperação do paciente nos casos de pânico, levando-se em consideração que o distúrbio de pânico não começa no momento da crise e sim, por vários fatores desencadeantes e reforçados no desenvolvimento evolutivo da vida; ou seja, muitas situações mal resolvidas, com conteúdos emocionais negativos que vem no decorrer da vida sendo reforçados como padrões negativos de comportamento e que em determinados momentos, por um estimulo qualquer se manifesta impedindo a pessoa de continuar sua rotina de vida normalmente, tornando-a impotente, com sentimentos de incapacidade e restringindo demais sua dinâmica de vida; levando-o a um comportamento desadaptativo e congelamento, ou mesmo uma busca desesperada de "fuga".

Muitas vezes essas crises aparecem e não são dadas as devidas atenções porque geralmente a pessoa no ínicio consegue se controlar, apesar de que o desconforto e insegurança serem intensos, então nem sempre um ataque de pânico leva a pessoa a ter um comportamento desenfreado, a não ser que essa crise seja muito abrupta, intensa , com sensações que escapam-lhe o controle racional.

Estudos neurológicos não encontraram sinais neurológicos de estado pós-convulsivo ou amnésia e mesmo cefaléias são freqüentes no auge de uma crise a pessoa de tão desesperada pode ingerir medicamentos sem indicação ou em dose excessiva; descer do carro em local inadequado, abandonam serviços pela metade que possam oferecer perigo a outras pessoas, etc...Geralmente durante uma crise dessas o paciente corre para o hospital, prontos-socorros, como se tivesse tendo um enfarte ou ataques cardíacos ou até estados parecidos com convulsões epilépticas.

Matéria com direitos autorais, deverá ser usada somente como fonte de pesquisa.

DRA. ELAINE MARINI


0 comentários:

OUTROS CANAIS

Atualizações por E-MAIL

Receba as atualizações em seu e-mail.
Digite seu e-mail abaixo:

BLOGS INDICADOS

.::. Visitantes